Teoria das Cores: Círculo Cromático

Olá, meninas. Tudo bem com vocês? Espero que sim.
Hoje venho trazer um pouco mais de cor para nossas vidas, vim falar de Teoria das Cores!
Não quero ser chata, monótona nem acadêmica demais, por isso serei bem sucinta.
Acredito que todo mundo, um dia, já ouviu falar sobre cores primárias, secundárias, terciárias, etc. Hoje vamos relembrar esses assuntos, contudo, de forma direcionada para o que nos interessa: Makes!
Pois bem, não há como falar de cores sem mostrar o Círculo Cromático:
 
 
 
O Círculo Cromático ou Roda de Cores mostra uma esquematização básica das cores primárias, secundárias e terciárias, além de nos ajudar a combiná-las entre si.
Quando falamos de maquiagem, tratamos de pigmentos (que são os materiais utilizados para dar cor à tintas, maquiagens, etc.), sendo assim, são consideradas cores primárias o azul, o amarelo e o vermelho. Digo isso pois quando falamos da área gráfica, as cores primárias são o azul, amarelo e magenta, que são as cores utilizadas em cartuchos de impressão.
Pois bem, as cores primárias combinam-se entre si e formam as cores secundárias:
azul + amarelo = verde
azul + vermelho = violeta
amarelo + vermelho = laranja
Já as cores terciárias são criadas adicionando mais uma parte de uma das cores primárias usadas em sua composição. Exemplo:
amarelo + vermelho = laranja(secundária)
laranja + amarelo = laranja amarelado (terciária)
laranja + vermelho = laranja avermelhado (terciária)
Além disso, o Círculo Cromático se divide em Cores Quentes e Cores Frias:
 
 
As cores do Círculo combinam-se de diferentes formas, causando diferentes resultados, por exemplo, as cores complementares, que são cores que estão opostas uma da outra no círculo e quando sobrepostas, teoricamente, se anulam. Foi dessa teoria que se desenvolveram os corretivos coloridos. Vamos supor que uma pessoa tenha uma pequena mancha arroxeada no rosto e queira neutralizá-la, é só olhar para o Círculo Cromático e ver qual a cor que está oposta a ela, no caso o amarelo. Assim, para cobrir manchas arroxedadas utiliza-se corretivo amarelo.
Vejamos mais sobre as combinações de cores:
 
 
 
Cores Análogas
São as cores vizinhas. Para saber as cores análogas de uma determinada cor basta selecionar uma cor de cada lado dessa cor escolhida. No exemplo, as cores análogas do verde são o verde amarelado e o azul esverdeado.
As cores análogas criam combinações suaves e confortáveis.
 
Cores Complementares
São, como foi dito, cores opostas. Ao sobrepor cores complementares, elas se anulam, contudo, quando combinadas em um look ou make, causam um efeito muito impactante, por isso devem se usadas com cuidado. O resultado visiual é bem vibrante.
 
Cores Tríades
É a combinação de três cores equidistantes umas das outras no círculo. É uma combinação impactante que deve ser escolhida com cuidado.
 
Cores Complementares Decompostas
Menos impactante que a complementar, essa combinação utiliza-se de três cores sendo a cor base e duas vizinhas da cor oposta.
 
Outras combinações
Pode-se combinar cores que formam um ângulo reto (90°) entre si, ou combinar 4 cores que formam um X sobre o círculo.
 
Monocromia
Consiste em utilizar de uma mesma cor em diferentes tonalidades, o comumente chamado degradê.
 
Pois bem, meninas. Espero que tenha dado para recordar um pouco sobre a teoria das cores. Essa não é a primeira postagem sobre esse assunto, nas próximas falerei sobre combinações de roupa/sombra/batom/blush, do uso de corretivos coloridos e sobre as melhores cores para cada tom de pele, por isso não deixem de acompanhar o blog!
Mil beijos,
 
 
 
 
 
 

 
 
 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Paceira Bebecê - Mimos recebidos e sorteio!

Mimos Recebidos Koloss + Sorteio